Postagens populares

Como eu decidi que profissão seguir

18/01/2015

Oi, tudo bom?
Desde de criança sempre nos perguntam: O que você quer ser quando crescer?
Boa pergunta né? Aproximadamente aos 17 anos devemos escolher o que fazer para o resto da vida. Porém a vida é assim e temos que nos dedicar nesta jornada em encontrar o curso da nossa vida. Resolvi contar como decidi isso por etapas. Espero que gostem.  

Autoconhecimento
Como assim? Inicialmente para sabermos o que queremos fazer temos que nos conhecer, do que gostamos de fazer, se você quer trabalhar diretamente com o público ou se gosta mais da área de exatas e habilidades.

Pesquise ao máximo
Procure sobre tudo das profissões que deseja seguir. Requisitos, mercado de trabalho, as ocupações, matérias e etc. Recomendo assistir algumas aulas na faculdade, só pedir permissão para a instituição e entrevistar alunos e profissionais da área. Recomendo o site Guia do Estudante.

Abra sua mente
Às vezes sonhamos com tal profissão desde criança, e não abrimos nossa mente para as diversas possibilidades. Existem inúmeras profissões e o número só cresce. Fique atento (a).

Tenha a segunda opção
Muitas pessoas que querem/quiseram um determinado curso onde não tem em sua cidade e acabara decidindo pela segunda opção.

Testes de Habilidade
Acho bem interessante, eu fiz alguns. Mas confesso que não segui à risca. Um conselho faça de verdade, não tente se enganar POR FAVOR.
Alguns site: Guia da CarreiraM de mulher

Dinheiro não é tudo, mas é importante.
Muita gente, MUITA MESMO. Escolhe profissão simplesmente por dinheiro. Minha opinião é que estudamos para ter sim um retorno financeiro, porém não é tudo. Imagina fazer 5 anos de uma faculdade que você odeia e mais uns 25 anos exercendo. Eu não faria, até porque não todos, mas a maioria das pessoas que fazem esta opção não são bons profissionais. E um bom profissional uma hora ou outra vai ser reconhecido.

Não desista
Muitas fazem aquele curso que odeia as vezes por comodismo ou por não saberem o que quer. A vida é longa, que tal terminar esse curso que você já está quase terminando e com o dinheiro exercendo essa profissão fazer seu curso dos sonhos?

Então é isso. Espero quer ajudado você.  Qualquer dúvida só comentar, chamar no inbox do face, fazer sinal de fumaça que eu respondo.
E ai qual a profissão você vai seguir? Teve muitas dúvidas?
Beijos e até a próxima.  
 Acompanhe o blog nas Redes Sociais


4 comentários

  1. Parabéns pelo post, todas as dicas são muito válidas e até essenciais para quem está indeciso com o que fazer ;)
    beijoss

    http://semtempestade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom, adorei o post! E seremos colegas de profissão! Não foi uma tarefa fácil para mim escolher este curso, pois decidi muito nova e fui colocada pra baixo para com ele. Acabei mudando pra psicologia com 18 anos. Mas meu coração não aguenta, ele quer arquitetura, e agora eu com 20 anos está decidido, é arquitetura e urbanismo mesmo! Com determinação, perseverança e disciplina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, fico feliz que tenha gostado <3
      Não é uma tarefa fácil, decidir algo tão importante.
      E que se é ser será. S
      Seja bem vinda à arquitetura, tenho certeza que você vai amaar <3
      É um curso lindo.

      Beijos

      Excluir

Qualquer dúvida é só comentar :)

 
Desenvolvido por Michelly Melo.